Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Maiara Barros-
dc.date.accessioned2022-02-19T19:20:02Z-
dc.date.available2022-02-19T19:20:02Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.issnCDD 372.6521-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25865-
dc.descriptionBARBOSA, M. B. A ansiedade na formação docente inicial: estudo de caso com professores de língua inglesa. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, caracterizado como um estudo de caso de abordagem qualitativa, tem como foco analisar de que forma a ansiedade é compreendida e vivenciada por professores de língua inglesa em formação inicial. Para isto, procuramos (i) descrever a compreensão dos colaboradores desta pesquisa sobre a ansiedade, (ii) identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos que favorecem a ocorrência desse sentimento no processo de formação e (iii) verificar possíveis alternativas para lidar com a ansiedade no contexto apresentado. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, utilizamos as contribuições dos estudos de Barbosa (2020) e Arnold (2011) sobre a importância da dimensão afetiva no processo de ensinoaprendizagem de línguas e Freeman e Freeman (2015), Cittolin (2002), Ciríaco e Costa (2016) e Sampaio e Stobäus (2017), quanto à ansiedade em contextos de formação docente inicial, dentre outros autores. Com base nos dados gerados por meio do questionário aplicado com seis professores de inglês em formação inicial, verificamos os seguintes resultados: (i) a ansiedade (muitas vezes associada ao medo) é compreendida como um sentimento negativo que, em geral, limita o indivíduo quanto ao seu desempenho e agir; (ii) os fatores extrínsecos são predominantes para desencadear o sentimento de ansiedade por parte dos nossos colaboradores; e (iii) a maioria dos colaboradores evidencia a importância dos professores formadores no auxílio ao enfrentamento do sentimento de ansiedade durante o processo de formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleA ansiedade na formação docente inicial: estudo de caso com professores de língua inglesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Maiara Barros.pdf289.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Maiara Barros Barbosa.pdf688.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.