Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Maiara Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T19:20:02Z | - |
dc.date.available | 2022-02-19T19:20:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.6521 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25865 | - |
dc.description | BARBOSA, M. B. A ansiedade na formação docente inicial: estudo de caso com professores de língua inglesa. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo, caracterizado como um estudo de caso de abordagem qualitativa, tem como foco analisar de que forma a ansiedade é compreendida e vivenciada por professores de língua inglesa em formação inicial. Para isto, procuramos (i) descrever a compreensão dos colaboradores desta pesquisa sobre a ansiedade, (ii) identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos que favorecem a ocorrência desse sentimento no processo de formação e (iii) verificar possíveis alternativas para lidar com a ansiedade no contexto apresentado. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, utilizamos as contribuições dos estudos de Barbosa (2020) e Arnold (2011) sobre a importância da dimensão afetiva no processo de ensinoaprendizagem de línguas e Freeman e Freeman (2015), Cittolin (2002), Ciríaco e Costa (2016) e Sampaio e Stobäus (2017), quanto à ansiedade em contextos de formação docente inicial, dentre outros autores. Com base nos dados gerados por meio do questionário aplicado com seis professores de inglês em formação inicial, verificamos os seguintes resultados: (i) a ansiedade (muitas vezes associada ao medo) é compreendida como um sentimento negativo que, em geral, limita o indivíduo quanto ao seu desempenho e agir; (ii) os fatores extrínsecos são predominantes para desencadear o sentimento de ansiedade por parte dos nossos colaboradores; e (iii) a maioria dos colaboradores evidencia a importância dos professores formadores no auxílio ao enfrentamento do sentimento de ansiedade durante o processo de formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.title | A ansiedade na formação docente inicial: estudo de caso com professores de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo Maiara Barros.pdf | 289.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Maiara Barros Barbosa.pdf | 688.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.