Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25866
Título: A urbanização e a modernidade em Soledade: uma discussão historiográfica
Autor(es): Leal, Evandro Cavalcanti
Palavras-chave: Soledade - Paraíba
Historiografia
Modernidade
Urbanização
Data do documento: 18-Out-2021
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso caminha sobre a ótica de observar a escrita e os caminhos da historiografia local sobre um determinado lugar, remontando, pensando e refletindo sobre como as produções em história local se organizam. Nesse sentido, para esse estudo histórico nos apropriamos das análises historiográficas enquanto metodologia de pesquisa, com o objetivo de pensar o processo de urbanização e modernidade em Soledade a partir das pesquisas que tratam sobre a cidade. Tomamos enquanto base de observação os trabalhos intitulados “Da Belle Époque aos Anos Dourados: Rastros de Modernidade em Soledade” sobre autoria de José Tiago Marinho Pereira e a obra “No Meio do Caminho tinha Soledade: Memórias e Sensibilidades- A Construção da Estrada de Rodagem e a Chegada da Br-230” da autoria Ana Carolina de Araújo Marinho, juntamente com o diálogo a partir de autores como Certeau (1982) e Rezende (1993) que enriquecem toda a discussão da pesquisa.
Descrição: LEAL, E. C. A urbanização e a modernidade em Soledade: uma discussão historiográfica. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25866
ISSN: CDD 711.4
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-EVANDRO CAVALCANTI LEAL.pdfPDF-EVANDRO CAVALCANTI LEAL583 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO609.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.