Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2587
Título: A geografia em duas rodas: a motocicleta e o espaço da circulação nas zonas urbana e rural
Autor(es): Silva, Ronaldo Luiz da
Palavras-chave: Espaço geográfico
Motocicleta
Circulação de motocicleta
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho visa o estudo do uso da motocicleta nas zonas urbana e rural, segundo usuários da Paraíba, baseado na pesquisa realizada com mulheres e homens da zona urbana de João Pessoa e zona rural de Itabaiana, cujo objetivo foi analisar o espaço da circulação para este seguimento no meio geográfico através de um questionário contendo dez questões envolvendo, a satisfação dos usuários da motocicleta, a contribuição que a motocicleta traz no dia-a-dia, segurança, agilidade, melhoria de vida e forma de aquisição da motocicleta. Inicialmente foi feito uma pesquisa sobre o surgimento da motocicleta e sua evolução. A pesquisa teve caráter quantitativo e foi realizado com homens e mulheres entre 19 e 46 anos e com grau de escolaridade do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Os resultados mostram que a motocicleta trouxe grande avanço para a sociedade, tem contribuído no trabalho e sustento de muitas famílias e tem trazido estabilidade para uma boa parte da população, mas mostra que existe uma preocupação com os acidentes e que falta preparo por parte das cidades para suportar o crescimento deste seguimento. É importante entender que a cada dia cresce o seguimento das motocicletas no espaço geográfico e assim há necessidade de políticas que viabilizem a mobilidade urbana e rural.
Descrição: SILVA, R. L. da. A geografia em duas rodas: a motocicleta e o espaço da circulação nas zonas urbana e rural. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2587
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Luiz da Silva.pdfRonaldo Luiz da Silva924.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.