Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Cecília Diniz de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T19:50:39Z | - |
dc.date.available | 2022-02-19T19:50:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25873 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. C. D. Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental é o pilar que sustenta e propicia o desenvolvimento das habilidades necessárias para que as demais aprendizagens escolares nas diversas áreas do conhecimento possam acontecer. É a base para o desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, por intermédio da produção de diversos gêneros textuais, de maneira que compreenda o que lê e o que produz, bem como, a inserção em práticas sociais mais amplas, tornando-se o sujeito de sua própria história. Assim sendo, este artigo tem o objetivo geral de refletir acerca das implicações no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto, numa classe multisseriada, em uma das escolas da zona rural no município de Puxinanã-PB. Nesse sentido, a metodologia deste estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa, uma vez que houve a aplicação de um questionário a uma professora da turma multisseriada de uma escola da zona rural do município de Puxinanã-PB, na qual foram abordadas questões sobre a alfabetização, em meio aos desafios enfrentados no ensino remoto. Com isso, nos ancoramos nos estudos de alguns autores, tais como: Cagliari (1997), Ferreiro e Teberosky (1999), Mendonça e Mendonça (2007), entre outros. Compreendemos o quão é difícil o papel do Alfabetizador em esforçar-se para possibilitar o processo de aprendizagem de qualidade, nesta realidade pandêmica – COVID-19 –, sobretudo, se levarmos em consideração os mais diversos contextos sociais existentes, para isso é necessário a adoção de práticas que possibilitem ao aluno dar continuidade a sua trajetória de leitor e escritor em seu percurso escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Drª Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf.pdf | PDF- Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf | 929.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF- Termo de depósito Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf | PDF- Termo de depósito Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf | 423.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.