Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria Cecília Diniz de-
dc.date.accessioned2022-02-19T19:50:39Z-
dc.date.available2022-02-19T19:50:39Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25873-
dc.descriptionARAÚJO, M. C. D. Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental é o pilar que sustenta e propicia o desenvolvimento das habilidades necessárias para que as demais aprendizagens escolares nas diversas áreas do conhecimento possam acontecer. É a base para o desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, por intermédio da produção de diversos gêneros textuais, de maneira que compreenda o que lê e o que produz, bem como, a inserção em práticas sociais mais amplas, tornando-se o sujeito de sua própria história. Assim sendo, este artigo tem o objetivo geral de refletir acerca das implicações no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto, numa classe multisseriada, em uma das escolas da zona rural no município de Puxinanã-PB. Nesse sentido, a metodologia deste estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa, uma vez que houve a aplicação de um questionário a uma professora da turma multisseriada de uma escola da zona rural do município de Puxinanã-PB, na qual foram abordadas questões sobre a alfabetização, em meio aos desafios enfrentados no ensino remoto. Com isso, nos ancoramos nos estudos de alguns autores, tais como: Cagliari (1997), Ferreiro e Teberosky (1999), Mendonça e Mendonça (2007), entre outros. Compreendemos o quão é difícil o papel do Alfabetizador em esforçar-se para possibilitar o processo de aprendizagem de qualidade, nesta realidade pandêmica – COVID-19 –, sobretudo, se levarmos em consideração os mais diversos contextos sociais existentes, para isso é necessário a adoção de práticas que possibilitem ao aluno dar continuidade a sua trajetória de leitor e escritor em seu percurso escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Drª Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAlfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remotopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf.pdfPDF- Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf929.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de depósito Maria Cecília Diniz de Araújo.pdfPDF- Termo de depósito Maria Cecília Diniz de Araújo.pdf423.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.