Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25875
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Maria da Guia | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T19:54:07Z | - |
dc.date.available | 2022-02-19T19:54:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25875 | - |
dc.description | GOMES, M. G. A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva. 202. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Arte como fonte de humanização proporciona aos sujeitos vários benefícios, entre estes a inclusão de crianças, jovens e adultos com Necessidades Educacionais Especiais na educação escolar, promovendo o diálogo e a participação em questões relativas ao contexto histórico, social e cultural. No trabalho com a arte na educação é possível desenvolver por meio de suas linguagens (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro) diversas formas de expressão, de comunicação, de pensamento, de emoção e sentimento. Conhecimentos importantes para trabalhar a motivação, a autoestima no processo de inclusão escolar. A Convenção de Salamanca em 1994, traz novo cenário da educação apoiando a proposta de equalização de oportunidades para todos os cidadãos. Para efetivação das políticas de inclusão nas escolas, o Ministério da Educação adotou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, objetivando políticas públicas que possibilitassem uma educação de qualidade para todos. Dada à relevância da luta histórica pela inclusão no contexto escolar, esta pesquisa objetiva mostrar a Arte como instrumento de humanização na Educação Especial na perspectiva inclusiva. O interesse pela temática partiu da experiência com a Arte Visual quando apoio escolar de alunos com NEE nas escolas da rede de Campina Grande-PB. Dessas vivências, duas estão descritas nesse trabalho que irá somar a uma análise documental de uma pesquisa qualitativa sobre o Ensino de Arte nas escolas municipais. Seis professoras do ensino regular anos iniciais do Ensino Fundamental contribuíram com as informações que foram coletados a parir de questionário online. Entre outros questionamentos focamos em como vendo desenvolvido o Ensino de Arte nas escolas, as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão com alunos NEE; dificuldades desses alunos referentes a interação e socialização; concepção de Arte; mudanças observadas nos alunos nas aulas de Arte; conteúdos estudados para o planejamento das aulas. Ressalta-se a importância de aprofundamento da temática em estudos posteriores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Necessidade educacional especial | pt_BR |
dc.title | A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Guia Gomes.pdf | PDF - Maria da Guia Gomes | 519.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 78.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.