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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Erivanusa de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T20:16:54Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T20:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25879 | - |
dc.description | ALVES, E. C. Ressocialização de adolescentes no sócio educativo: um olhar sob o EJA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma perspectiva de desenvolvimento sobre a reentrada e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e cumprindo medidas socioeducativas na comunidade e o papel da EJA nesse contexto, como objetivo geral de nossa pesquisa. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, onde pretendia-se, em conseguinte, aplicar uma pesquisa de campo na Unidade II da FUNDAC, “Lar do Garoto”, junto aos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e os profissionais da EJA da referida unidade. O estudo está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Cury (1997, 2008 e 2010), Nogueira (2012), Ferreira Filho (2011), Paixão (2010), Saviani (2012) e Leblanc (1996, 1997, 2003 e 2006), dentre outros pesquisadores. Começamos com a contextualização histórica sobre a EJA e os mecanismos jurídicos que atuam em prol da política de direitos humanos de crianças e adolescentes num contexto geral, no Brasil. Procuramos discutir a importância do SINASE e da EJA nesse contexto socioeducativo e os indicadores nacionais. Em seguida, pontuamos uma discussão sobre as tarefas psicossociais do final da adolescência. A seguir, discutimos as influências contextuais na negociação bem-sucedida dessas tarefas psicossociais. Examinamos, ainda, se e em que medida os contextos aos quais os jovens infratores são expostos no sistema de justiça podem facilitar o desenvvolvimento psicossocial normativo. Concluímos argumentando que o desenvolvimento psicossocial de jovens infratores é interrompido, ou “preso”, por suas experiências dentro do sistema de justiça. As intervenções destinadas a facilitar a reentrada bem-sucedida de jovens infratores na comunidade devem ser informadas pelo que sabemos sobre o desenvolvimento psicossocial saudável no final da adolescência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Ressocialização de adolescentes no socioeducaivo: Um olhar sob o EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ERIVANUSA DE CARVALHO ALVES_TCC CORRIGIDO 25-11-2021 (1).pdf | 483.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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