Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25899
Título: A expansão do serviço de delivery em Campina Grande - PB e os desdobramentos sobre o trabalho no período entre os anos de 2020/2021
Autor(es): Silva, Daniel Batista da
Palavras-chave: Entregadores de delivery
Empresas-aplicativos
Falta de direitos
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O trabalho realizado pelos entregadores de delivery estão, atualmente entre as atividades que crescem, isso devido ao aumento do desemprego e pela situação de pandemia que o mundo enfrenta desde o início no ano de 2020. Utilizando abordagem à cerca da atividade e dos desafios enfrentados, mensurados de forma dialética com os entregadores de delivery, fazendo uma reflexão sobre as condições de atuação na área central da cidade de Campina Grande em ralação a alguns locais de entrega no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021, onde a figura do entregador se tornou necessária e passou a compor o cenário espacial na configuração urbana. Contudo, o trabalho realizado pelos entregadores de delivery não encontra reconhecimento, não tem direito a carteira assinada, não recebe um salário fixo, não recebe férias, ou seja, não tem amparo da Consolidação das Leis Trabalhista, pois não é considerado um trabalhador da empresas-aplicativos, mas sim um “parceiro” sem vínculo empregatício. Desta forma, os entregadores de delivery exercem suas atividades por conta própria, enfrentando problemas que muitas vezes não são visíveis e compreendidos socialmente, mas vividos na realidade. Apresentamos nos resultados situações de vulnerabilidade e falta de leis que regulamentam a atividade, evidenciando o desamparo por parte do Estado aos trabalhadores que estão contribuindo de forma eficiente com seu ofício, mas, não são recompensados de forma satisfatória. Nesse sentido se faz necessário à visibilidade sobre as formas de trabalho dos entregadores e o seu reconhecimento.
Descrição: SILVA, D. B. A expansão do serviço de delivery em Campina Grande - PB e os desdobramentos sobre o trabalho no período entre os anos de 2020/2021. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25899
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.docx.pdf107.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TRABALHO FINAL TCC + DANIEL BATISTA DA SILVA. (Artigo Científico).pdf820.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.