Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25900
Título: (19-02-2022) Cálculos de probabilidade nos jogos semifinais e finais do Campeonato Paraibano de Futebol 2020
Autor(es): Herculano, Rogério Silva Morato
Palavras-chave: Distribuição de Holgate
Probabilidade
Futebol
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: Este trabalho teve por finalidade estimar as probabilidades de que os clubes classificados para as semifinais do Campeonato Paraibano de Futebol de 2020 conseguissem passar à final e de conquistarem o título do campeonato. Foram determinadas as probabilidades de cada clube semifinalista conquistar a vaga na final e suas respectivas probabilidades de conquista do título através de um método estatístico conhecido como Soma e Diferença, baseado na distribuição bivariada de Poisson de Holgate, além de simulação computacional dos jogos de futebol. O Botafogo apresentou a maior probabilidade de conquista do campeonato enquanto o Treze teve a menor. Entretanto, a final foi realizada entre Campinense e Treze, sendo estimada uma probabilidade de conquista pelo Campinense maior do que a do rival. Mesmo com uma probabilidade inferior de conquista em relação aos demais clubes postulantes ao título, o Treze obteve êxito na final da competição, demonstrando que nem sempre uma probabilidade maior implica a ocorrência do evento. Um clube com a probabilidade maior pode não conquistar o título, o que foi evidenciado neste trabalho.
Descrição: HERCULANO, Rogério Silva Morato. Cálculos de probabilidade nos jogos semifinais e finais do Campeonato Paraibano de Futebol 2020. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25900
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Silva Morato HerculanoPDF - Rogério Silva Morato Herculano2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.