Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25915
Título: Revisitando as origens: Um estudo sobre a História da Psicanálise
Autor(es): Brito, Suzana Bezerra de
Palavras-chave: Psicanálise
Histeria
Neurose
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O trabalho apresentado toma a obra freudiana e Lacaniana como principal referência e segue com o estudo bibliográfico de outros autores de mesma orientação, relatando o histórico e a importância da histeria para a construção da Psicanálise, e evidenciando que a relação de ambas permanece na atualidade. O caso Anna O e Elisabeth Von serão destacados. De acordo com a psicanálise, a histeria é um tipo clínico na estrutura da neurose, com seu âmbito de complexidade caracterizada por uma imensa instabilidade emocional, na qual o sintoma se manifesta no corpo do paciente. A histeria tem uma ligação antiga com a mulher, embora seja da estrutura humana, portanto, não pertence a um gênero. É importante entender que, embora a histeria consista em um problema primordialmente no âmbito do corpo, consideramos essa como uma expressão particular do sofrimento na subjetivação de cada ser. Portanto, a histeria se estende até hoje com outros nomes, de acordo com o DSM V, porém com os mesmos sintomas da época de Freud, sabendo que é com o sintoma que a histérica busca preencher essa falta e também sofre com as memórias do passado.
Descrição: BRITO, S. B. de. Revisitando as origens: Um estudo sobre a História da Psicanálise. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25915
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzana Bezerra de Brito.pdfPDF - Suzana Bezerra de Brito337.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.