Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandão, Maria Emanuela de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T20:48:02Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T20:48:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.issn | CDD 305.232 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25932 | - |
dc.description | BRANDÃO. M. E. A. A infância enquanto construção social: o papel da família na educação da criança. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A maneira que a criança e a infância são compreendidas na sociedade é objeto de estudo de variados campos do conhecimento, por ser um aspecto de grande relevância em questões como as práticas parentais, práticas pedagógicas e as políticas públicas implementadas para este público. O desenvolvimento da categoria social infância sempre esteve alinhado com a evolução da estrutura familiar e até hoje esse núcleo auxilia sobremaneira o desenvolvimento da criança nos aspectos morais, biológicos, emocionais, cognitivos e sociais. Este trabalho visa analisar, através de pesquisa bibliográfica, o papel da família na trajetória histórica e social da infância, para tanto, foram propostos como objetivos específicos: investigar a mudança do papel da criança na sociedade; compreender o papel da família nessa mudança de perspectiva sobre a criança e analisar os marcos legais que comprovam a centralidade que a criança passa a ocupar na contemporaneidade entrelaçando com a importância das instituições de educação e da família. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos clássicos de Ariés (1981) e outros autores complementares (Pinto, 1997; Montandon, 2005; Piaget, 1975;1977), configurando-se numa pesquisa qualitativa descritiva. O arcabouço teórico foi extraído dos estudos realizados nos diferentes componentes curriculares e na experiência do programa de extensão vivenciadas durante a formação acadêmica da autora, como também de pesquisas realizadas em bancos de dados digitais (google acadêmico, Scielo e repositórios institucionais) por meio de termos que se inter-relacionassem com o objeto de estudo, como: “aspectos históricos da infância”; “infância como construção social” e “práticas parentais”, buscando respaldo para nosso trabalho em outros estudos. Constatou-se que a família foi um importante agente na configuração da infância enquanto categoria, a partir da sua diferenciação em relação às outras fases da vida humana reconhecendo as suas especificidades. Foi verificada a importância da estrutura familiar para a criança nos aspectos do seu desenvolvimento moral, emocional, biológico, cognitivo e social, sobretudo na fase da primeira infância. Constata-se na atualidade que as políticas destinadas à infância estão voltadas para a integralidade na educação da criança. Nesse sentido, ressalta-se que o entrelaçamento entre as estruturas família e escola é um pilar fundamental para o alcance desses objetivos e consequente efetivação dos direitos da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Magnólia de Lima Sousa Targino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A infância enquanto construção social: o papel da família na educação da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 133.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF Maria Emanuela de Araújo Brandão.pdf.pdf | PDF Maria Emanuela de Araújo Brandão.pdf.pdf | 330.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.