Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25935
Título: | Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica |
Autor(es): | Santos, André Luís Nunes dos |
Palavras-chave: | Educação Rádio Ensino remoto Educação a distância |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Resumo: | O seguinte trabalho discute a democratização dos processos de ensino e aprendizagem, partindo das variadas formas de uso dos rádios como possíveis ferramentas na prática educativa. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as possibilidades de utilização dos aparelhos radiofônicos, como instrumentos de mediação tecno-pedagógica, embasando-se em experiências atuais e de outrora, a fim de correlacionar os acontecimentos para obter uma melhor compreensão dos objetos estudados. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como diferenciar o termo Ensino Remoto do conceito de Educação a Distância; problematizar a mediação tecno-pedagógica realizada através da internet durante a pandemia; e historicizar vivências educacionais que se concretizaram a partir do rádio como ferramenta mediadora. Concernente aos aspectos metodológicos, a monografia possui natureza pura, também conhecida por básica ou teórica, com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e procedimentos científicos que se deram a partir de documentos e bibliografias, constituídos com base na análise de conteúdo. Para o embasamento teórico, foram usados autores(as) basilares como Bandüira (1968), Bardin (1977), Mokovics (2003), Fávero (2004), Filatro e Piconez (2004), Ferreira (2005), Moore e Kearsley (2008), Visoni (2018), Hodges (2020) e Santos (2021). Por meio dos resultados, constatou-se, portanto, que os rádios podem ser recursos eficazes para a mediação tecno-pedagógica, levando em consideração seu alcance territorial, a escassez de tecnologias modernas digitais e o inacesso à internet, pelas classes mais desfavorecidas, economicamente, e marginalizadas, no tocante à inclusão no mundo digital. |
Descrição: | SANTOS, A. L. N. dos. Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25935 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - André Luís Nunes dos Santos | PDF - André Luís Nunes dos Santos | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 92.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.