Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25936
Título: Observações quanto às manifestações patológicas na ponte da fazenda alagamar localizada no município de Tacima - PB
Autor(es): Macêdo Filho, Edmilson Martiniano de
Palavras-chave: Construção Civil
Estrutura
Concreto
Recuperação
Data do documento: 28-Dez-2021
Resumo: A existência de patologias em pontes de concreto armado no Brasil é um fato muito relevante, principalmente pela ausência de manutenção preventiva em grande parte das pontes, sendo esse um dos principais motivos da pesquisa. As pontes desenvolvem um importante papel para o desenvolvimento econômico e social, pois garantem o transbordo de pessoas e os mais diversos produtos. Entretanto, a situação encontrada nas pontes dificulta o acesso, e causa desconforto e insegurança aos seus usuários. Diante essa realidade, esse trabalho tem como objetivo avaliar o estado de conservação da ponte localizada na fazenda Alagamar pertencente ao município de Tacima-PB. O município encontra-se no Estado da Paraíba estando compreendido na mesorregião do Agreste Paraibano, na microrregião do Curimataú Oriental. A vista disso, e com o embasamento teórico do assunto permitirá a adoção de métodos corretivos em virtude do quatro patológico a qual a ponte se encontra. Em conformidade com as imagens coletada e analisadas nesse trabalho, o estado de conservação da ponte da fazenda Alagamar mostra a presença de diversos problemas patológicos, tais como: desagregação do concreto, eflorescência e corrosão das armaduras. Constatou-se que há uma grande necessidade de manutenção e reparo da estrutura, a qual é fundamental para o deslocamento de pessoas assim como o transbordo de mercadorias, visto que é uma das principais vias para a microrregião do Curimataú Oriental.
Descrição: MACÊDO FILHO, Edmilson Martiniano de. Observações quanto às manifestações patológicas na ponte da fazenda alagamar localizada no município de Tacima - PB. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25936
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmilson Martiniano de Macêdo Filho.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf70.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.