Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25959
Título: Sentido do sofrimento após a perda repentina de um ente querido jovem
Autor(es): Gomes, Luelly Fiama Almeida de Oliveira
Palavras-chave: Sentido do Sofrimento
Espiritualidade
Luto
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: O presente estudo propõe identificar o possível sentido do sofrimento para pessoas que tenham perdido um ente querido jovem de forma repentina, partindo da teoria de que apesar do sofrimento vivenciado, ainda há possibilidade para encontrar sentido, e também identificar se a espiritualidade auxilia nesse processo de enfrentamento da dor do luto inesperado, e se o enlutado percebeu necessidade de ajuda profissional para ajudar nesse processo. Participaram do estudo, seis pessoas maiores de 18 anos que perderam um ente querido jovem de forma repentina. Foram utilizados questionário sócio demográfico e entrevista semi-estruturada, realizadas através da plataforma digital Google Forms e analisadas a partir do Discurso do Sujeito Coletivo. Com o estudo conclui-se que existe a possibilidade de encontrar o sentido diante o sofrimento da perda jovem e repentina de um ente querido e que este sentido é encontrado através de diversas definições, como a compreensão de que é necessário aproveitar melhor os momentos com quem se gosta, bem como a compreensão de missão cumprida por aquele ente querido, a família também é o motivo do encontro com o sentido, assim como a fé e a resiliência; a respeito da espiritualidade como auxílio para o enfrentamento da dor, a maioria dos entrevistados concordam com essa hipótese e atribuíram essa espiritualidade a compreensão dos propósitos Divinos, presença espiritual do ente querido, propósito transcendente, onde compreende-se que o ente querido viveu sob um propósito que não acaba com a morte, bem como a ideia de ressurreição. A maiorias dos entrevistados não percebe ou não perceberam a necessidade de ajuda de um profissional para auxilio nos enfrentamentos da dor, mas alguns entrevistados perceberam essa necessidade em algum momento.
Descrição: GOMES, Luelly Fiama Almeida de Oliveira. Sentido do sofrimento após a perda repentina de um ente querido jovem. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25959
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luelly Fiama Almeida de Oliveira GomesPDF - Luelly Fiama Almeida de Oliveira Gomes424.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito164.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.