Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Título: Pobreza urbana no município de Pirpirituba - PB
Autor(es): Viana, Cícero Rafael Felix
Palavras-chave: Problemas sociais
Pobreza urbana
Serviços públicos
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no município de Pirpirituba-PB, a cerca dos problemas sociais, sobretudo o da pobreza urbana. Tal processo vem aumentando com o crescimento da população do município, sendo que esta problemática, afeta diretamente a vida das pessoas que vivem tanto na zona rural, mais principalmente na zona urbana. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar as principais áreas de pobreza urbana do municio de Pirpirituba, a fim de contribuir com propostas para melhorar a qualidade de vida da população local. Além disso, como objetivos específicos: identificar as principais áreas de ocorrência da pobreza urbana; analisar as consequências que a pobreza urbana ocasiona na população local; mostrar como a falta de infraestrutura empobrece o município e analisar os investimentos do poder publico no espaço urbano. A presente pesquisa se baseou no levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, através de observações, registro de imagens, entrevistas, pesquisas nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além de visita técnica na Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social de Pirpirituba. Por meio dos resultados alcançados, constatou-se que pela falta de serviços públicos e planejamento urbano, muitas áreas da cidade estão sendo ocupadas de forma irregular, como é o caso da comunidade da Faixa da Pista, que sofre com a falta de habitação, saneamento básico e segurança. A falta de pavimentação também se faz presente em muitas ruas da cidade. Torna-se de suma importância que os órgãos públicos responsáveis tomem providencias cabíveis, elaborem projetos e tragam recursos para melhorar a área urbana e a vida da população.
Descrição: VIANA, C. R. F. Pobreza urbana no município de Pirpirituba - PB. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2597
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Rafael Felix Viana.pdfCícero Rafael Felix Viana2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.