Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25992
Título: (01/01/2022) Uma análise da política de sáude sob a égide do ultraneoliberalismo: o governo Bolsonaro e a pandemia da Covid-19
Autor(es): Sousa, Gabriely Almeida de
Palavras-chave: Ultraneoliberalismo. Contrarreforma na saúde. Governo Bolsonaro. Pandemia da Covid-19
Política de saúde
Data do documento: 16-Jul-2021
Resumo: Este artigo resulta da participação no projeto de Iniciação Científica Cota 2018/2019 (PIBIC/CNPq) intitulado “Análise das Inflexões do Esgotamento do Ciclo Neodesenvolvimentista sobre a Seguridade Brasileira a partir das Perspectivas do Imperialismo, da Dependência e do Desenvolvimento”, enquanto bolsista do Grupo de Estudos, Pesquisas e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS), quanto também da experiência de estágio no Hospital Universitário Alcides Carneiro de Campina Grande - Paraíba. O estudo teve como objetivo geral analisar a política de saúde sob o ultraneoliberalismo, no enfrentamento à pandemia da Covid-19, durante o governo Jair Messias Bolsonaro. Também foram identificadas as configurações do ultraneoliberalismo, no enfrentamento à pandemia da Covid-19, problematizando os impactos das medidas do governo na política de saúde brasileira, no período de Janeiro de 2018 a Março de 2021. A partir do método crítico- dialético, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, analisando as principais categorias do estudo, sendo estas: ultraneoliberalismo e contrarreforma. O estudo revelou como as medidas adotadas ao longo dos anos e no contexto do governo Bolsonaro, contribuíram para o aprofundamento da contrarreforma do Sistema Único de Saúde e como as suas ações na condução da saúde diante da pandemia levou o país a um processo de agravamento do número de contaminados e de mortes. Ressalta-se que é de suma importância demonstrar como a ofensiva ultraneoliberal serve aos interesses do capital financeiro, através de diversos aparatos, impulsionando de maneira severa uma extinção ou retrocesso dos direitos da classe trabalhadora. Desse modo, a pesquisa contribuiu para a problematização dos impactos das medidas/ações ultraneoliberais para o aprofundamento da contrarreforma na política de saúde brasileira, a partir da identificação e análise de aspectos políticos, sociais e econômicos da ofensiva ultraneoliberal.
Descrição: SOUSA, Gabriely Almeida de. Uma análise da política de saúde sob a égide do ultraneoliberalismo: o governo de Bolsonaro e a pandemia da COVID-19. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25992
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO. Gabriely Almeida de Sousa.pdfTermo de depósito83.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Gabriely Almeida de Sousa.pdfPDF-Gabriely Almeida de Sousa447.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.