Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Jussara da Cunha Silva-
dc.date.accessioned2022-03-16T14:37:59Z-
dc.date.available2022-03-16T14:37:59Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26003-
dc.descriptionMOURA, Jussara da Cunha Silva. Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo discute os contos de fada como ferramenta para a aprendizagem de leitura e escrita nas primeiras séries do ensino fundamental. A ideia de discutir o assunto ocorreu durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo localizada no bairro do Pedregal, na cidade de Campina Grande – PB quando percebemos as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolviam a proposta de nosso trabalho. Dessa forma o presente relatório discute a temática com bases em teóricos tais como Koch, Elias (2012), Marchesi (2006), Colello (2017), Gadotti (2013), Sousa (2011), Tayassu (2011) entre outros. A discussão também foi embasada em documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais de língua Portuguesa e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Analisando as dificuldades dos alunos do ponto de vista das teorias sobre a contribuição dos contos de fada para a aprendizagem dos alunos, entendemos que esta ferramenta pode sim trazer contribuições significativas, visto que além de se ensinar e aprender de forma lúdica, os contos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas em nível oral e escrito que são fundamentais na fase de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Adriana Valéria Arruda Guimarãespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectContos de fadapt_BR
dc.titleOs contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara da Cunha Silva Moura.pdfPDF - Jussara da Cunha Silva Moura424.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.