Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ellen Jois Andrade Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T14:38:20Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T14:38:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26005 | - |
dc.description | ARAÚJO, Ellen Jois Andrade Oliveira. A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é resultante da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II de Educação Infantil do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba, intitulado de “A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. Tem por objetivo destacar as contribuições do uso da Literatura Infantil na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. A criança é entendida aqui, como um sujeito histórico e de direitos, que é capaz de pensar e fazer descobertas por meio da sua imaginação. Desse modo, a literatura infantil atua nesse nível de ensino como um artifício para auxiliar as crianças em seu processo de aprendizagem. Composto por três caminhos metodológicos o trabalho seguiu por meio da observação sistemática (MARCONI & LAKATOS, 2003); a pesquisa bibliográfica e a atuação e prática docente em uma sala de aula de crianças com a faixa etária de 04 anos. Buscou-se o apoio teórico tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação, no contexto da educação brasileira e nos estudos de autores como Aguiar (2001), Alencar & Góes (2009), Azevedo (1999), Bellinghausen (2010), Filho (1995), Pinto (2015), Santos e Souza (2004), entre outros. Os resultados apontam para o uso da literatura infantil nas rodas de leitura, como um processo reflexivo acerca das narrativas, fazendo pensar a sua realidade, desenvolvendo assim diversas capacidades dessa fase do seu desenvolvimento, mas isto requer a formação continuada como ferramenta fundamental para auxiliar os professores a repensar sua prática, contribuindo para um ensino colaborativo e transformador que exige construção e valorização do seu aprendizado de maneira lúdica, afetiva e pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ellen Jois Andrade Oliveira Araújo.pdf | PDF - Ellen Jois Andrade Oliveira Araújo | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.