Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Ellen Jois Andrade Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-16T14:38:20Z-
dc.date.available2022-03-16T14:38:20Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26005-
dc.descriptionARAÚJO, Ellen Jois Andrade Oliveira. A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é resultante da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II de Educação Infantil do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba, intitulado de “A literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escola. Tem por objetivo destacar as contribuições do uso da Literatura Infantil na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. A criança é entendida aqui, como um sujeito histórico e de direitos, que é capaz de pensar e fazer descobertas por meio da sua imaginação. Desse modo, a literatura infantil atua nesse nível de ensino como um artifício para auxiliar as crianças em seu processo de aprendizagem. Composto por três caminhos metodológicos o trabalho seguiu por meio da observação sistemática (MARCONI & LAKATOS, 2003); a pesquisa bibliográfica e a atuação e prática docente em uma sala de aula de crianças com a faixa etária de 04 anos. Buscou-se o apoio teórico tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação, no contexto da educação brasileira e nos estudos de autores como Aguiar (2001), Alencar & Góes (2009), Azevedo (1999), Bellinghausen (2010), Filho (1995), Pinto (2015), Santos e Souza (2004), entre outros. Os resultados apontam para o uso da literatura infantil nas rodas de leitura, como um processo reflexivo acerca das narrativas, fazendo pensar a sua realidade, desenvolvendo assim diversas capacidades dessa fase do seu desenvolvimento, mas isto requer a formação continuada como ferramenta fundamental para auxiliar os professores a repensar sua prática, contribuindo para um ensino colaborativo e transformador que exige construção e valorização do seu aprendizado de maneira lúdica, afetiva e pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA literatura infantil como recurso metodológico no processo de aprendizagem - uma experiência docente na turma da pré-escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Jois Andrade Oliveira Araújo.pdfPDF - Ellen Jois Andrade Oliveira Araújo1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.