Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26034
Título: A resolução de problemas matemáticos nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinto em São José do Sabugi - PB
Autor(es): Santos, Jeckson de Oliveira
Palavras-chave: Aprendizagem Matemática
Matemática
Metodologia de ensino da Matemática
Problema em Matemática
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: A matemática está presente em diversas situações. Seja na vida escolar ou social o ser humano cresce rodeado de possibilidades de interagir com a matéria e com isso gerar uma aprendizagem que será fruto daquilo que absorveu a partir da situação que lhes foi exposta. Partindo dessa visão o aluno precisa desenvolver uma visão crítica da realidade e assim compreender como é o funcionamento dos campos que compõem o cotidiano. Por isso, constitui-se objetivo geral deste trabalho investigar como professores da rede municipal de ensino de São José Sabugi-PB utilizam a metodologia a resolução problemas para fomentar o ensino e a aprendizagem. Esse trabalho constitui-se em uma obra de cunho teórico qualitativo com ênfase na análise e coleta de dados. Para enriquecer esse trabalho foram explanados os pensamentos dos seguintes autores: Bruner (1978), D’ambrósio (1996), Lopes (1994), Mandel (1994), Pozo e Echevfrria (1998), Vygotsky (1989). Os professores da rede municipal de ensino são sujeitos participantes deste trabalho. O questionário foi a forma escolhida como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos mostram a importância que se tem em trabalhar com a metodologia de resolução de problemas para ampliar as possibilidades de aprendizagem.
Descrição: SANTOS, J. O. A resolução de problemas matemáticos nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinto em São José do Sabugi - PB. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26034
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeckson de Oliveira Santos.pdfPDF - Jeckson de Oliveira Santos381.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito310.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.