Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerra, Maria José-
dc.date.accessioned2022-03-22T13:16:02Z-
dc.date.available2022-03-22T13:16:02Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.otherCDD 371.35-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26066-
dc.descriptionGUERRA, Maria José. Letramento digital, leitura e metodologia de pesquisa orientada na internet: uma compreensão da teoria na prática do discente de pedagogia/UEPB. 2019. 82f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNesse estudo, objetivou-se analisar as práticas leitoras e as formas de ler e de serem leitores, interpretando-as em função dos ambientes da experiência e das suas vivências socioeducativas subjacentes ao letramento digital. O corpus foi coletado em sala de aula do componente curricular Ensino de Língua Portuguesa do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, nos turnos diurno e noturno do semestre letivo 2018.1. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e interpretativa, que se alinha aos estudos da interação discursiva de uso da linguagem. Para tal, aportou-se em Bentes e Leite (2010), Bakhtin (2003), Marcuschi (1999), Oliveira (2007), Orlandi (2000), Preti (2005), entre outros. Postulou-se a presença constitutiva de usos efetivos da linguagem falada que considera o texto como evento comunicativo, que convergem ações de natureza cognitiva e social, sobretudo aqueles relacionados ao campo da leitura, que podem oferecer ao uso, do que se faz ao se utilizar as TIC em meios de letramentos digitais a partir dos estudos de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Coscarelli (2016), Dodge (1995), Kleiman (2001, 2012), Magda Soares (2003), Monereo et al. (2016), Ribeiro (2018), Rodrigues-Junior et al. (2009), Rojo e Moura (2012), Soares (2003), Tfouni (2006), Xavier (2013), entre outros. Por fim, buscou-se compreender os caminhos da metodologia de pesquisa orientada na Internet e as valiosas contribuições da teoria do texto oral para a prática do discente, que tendem a incorporar a necessidade de uma pedagogia dos multiletramentos, os quais apontam para as exigências das novas formas de ler e de serem leitores experientes no mundo do letramento digital. Portanto, viu-se o quanto a formação do professor exige preparo para ensinar a leitura em relação às tecnologias da informação e da comunicação (TIC).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª Ms. Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleLetramento digital, leitura e metodologia de pesquisa orientada na internet: uma compreensão da teoria na prática do discente de pedagogia/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ETDE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Guerra.pdfPDF - Maria José Guerra.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.