Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26068
Título: Uso de Data Science na análise das provas do ENEM
Autor(es): Farias, Marcio Edglaiton Rosa
Palavras-chave: Ciência de dados
Big Data
Educação
Data do documento: 29-Nov-2021
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM tornou- se ao longo dos anos, a principal ferramenta utilizada pelo MEC para realizar a avaliação dos estudantes brasileiros no último ano do Ensino Médio. Ele tem como principal objetivo possibilitar o ingresso dos estudantes no Ensino Superior e também para avaliar o desempenho dos concluintes do Ensino Médio. O presente trabalho tem como proposta realizar uma análise nos dados do Enem 2019, a fim de comprovar a sua importância e características gerais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa experimental de forma quantitativa. Foi utilizado um dataset com microdados do ENEM 2019, disponibilizados pelo Ministério da Educação no site do INEP. Foram realizadas análises utilizando Python e técnicas de Big Data analytics para tratar os dados e logo em seguida foi utilizado o Tableau para construção dos gráficos e mapas. Observou-se algumas características do perfil dos inscritos e também o seu desempenho no exame. Os dados foram visualizados utilizando as ferramentas Excel e o Tableau Public para facilitar na compreensão dos mesmos. A partir das análises realizadas tem-se que no ENEM 2019 a maioria dos estudantes inscritos é proveniente de escolas públicas o que justifica a quantidade de pedidos de isenção e que a região sudeste se destaca nas médias de Matemática e Ciências da Natureza já a região Norte apresenta as menores notas. Dentre os autores que se utilizou no embasamento deste trabalho destaca-se Carneiro (2012), Travitzki (2013), (CURI; MENEZES FILHO,2013) e (FIGUEIRÊDO; NOGUEIRA; SANTANA,2014) que contribuíram para a compreensão da importância do ENEM. Conclui-se que a cada ano o Exame cresce e busca adaptar-se à realidade dos estudantes.
Descrição: FARIAS, Marcio Edglaiton Rosa. Uso de Data Science na análise das provas do ENEM. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26068
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcio Edglaiton Rosa FariasPDF - Marcio Edglaiton Rosa Farias1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito946.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.