Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26073
Título: Abscesso Fênix Com Fístula Persistente Em Primeiro Molar Superior Direito: Relato De Caso Clínico
Autor(es): Nascimento, Ellen Carolyne Teixeira do
Palavras-chave: Endodontia
Odontologia
Abscesso periapical
Data do documento: 18-Fev-2022
Resumo: Introdução: Os abscessos periapicais são alterações representadas por reações inflamatórias agudas ou crônicas, classificadas de acordo com o tipo de início, intensidade da dor, edema e/ou coleção de pus. Quando o abscesso crônico sofre uma reagudização, ocorre o chamado abscesso fênix, sendo distinguido radiograficamente do abscesso apical agudo por estar relacionado com áreas de rarefação na região apical. Objetivo: Relatar um caso clínico de abscesso fênix com fístula persistente enfatizando a técnica e passos operatórios no tratamento, bem como seu acompanhamento clínico e radiográfico no período de 6 meses. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu ao consultório queixando-se de intensa dor na região posterior direita de maxila. Durante o exame clínico constatou-se destruição coronária no dente 15 e uma restauração de amálgama classe I possivelmente infiltrada no dente 16, somado a presença de uma fístula nas margens da raiz mesial neste último dente. Ambos os dentes apresentaram ausência de vitalidade pulpar aos testes térmicos e sensibilidade dolorosa à percussão vertical e palpação apical. O exame radiográfico revelou uma lesão apical acometendo o dente 15 e a raiz mesial do 16. O tratamento proposto envolveu o tratamento endodôntico convencional com múltiplas sessões, obtendo-se a regressão da lesão do dente 15 e desaparecimento da fístula do dente 16. Conclusões: O presente relato de caso evidencia sucesso clínico e radiográfico, por meio do tratamento endodôntico convencional, destacando a importância da proservação para acompanhar a resposta biológica do tratamento realizado.
Descrição: NASCIMENTO, Ellen Carolyne Teixeira do. Abscesso Fênix Com Fístula Persistente Em Primeiro Molar Superior Direito: Relato De Caso Clínico. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26073
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Carolyne Teixeira do Nascimento.pdfPDF - Ellen Carolyne Teixeira do Nascimento904.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito TCC.pdfTermo de depósito TCC312.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.