Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26089
Título: O ensino de geografia em tempos de pandemia: uma reflexão a partir do município de Guarabira-PB
Autor(es): Matias, José Gabriel Grangeiro
Palavras-chave: Covid
Ensino remoto
Educação geográfica
Guarabira
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: Esta pesquisa apresenta discussões iniciais sobre a importância do ensino de geografia e as problemáticas do ensino remoto na área de Geografia durante a pandemia da Covid-19, a partir de 2020/2021 no município de Guarabira de Guarabira-PB. O objetivo desta pesquisa é apresentar a relação existente entre a Covid-19 e o ensino remoto e quais foram suas vantagens e desvantagens com o tempo/espaço destacando as alternativas pedagógicas realizadas e apontando suas potencialidades e fragilidades percebidas ao longo deste período. Para isso foi utilizada metodologia qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados uma série de procedimentos tais como, questionário de perguntas para os professores exclusivamente formado na área de licenciatura em Geografia sobre a experiência de aulas remotas e um questionário de perguntas para os alunos como foi a experiência de aprendizado à distância, além da pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados secundários. A pesquisa realizada para esse documento, teve como resultados questionários respondidos por professores e alunos nas três esferas de ensino municipal, estadual e privado. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Almeja-se, assim, proporcionar maior entendimento sobre a importância da educação geográfica e a problemática do ensino remoto em meio ao covid-19 no munícipio de Guarabira-PB. Mostrando a relevância que o ensino Geográfico e suas ramificações se tornaram ainda mais importante no momento de “crise pedagógica”. Os resultados obtidos destacam que apesar do descaso público na questão de educação, ouve um esforço dos alunos e professores para se adaptar e se reinventar frente as dificuldades impostas pela pandemia da civid-19 e o protocolo de segurança que impôs o ensino remoto.
Descrição: MATIAS, J. G. G. O ensino de Geografia em tempos de pandemia: Uma reflexão a partir do Município de Guarabira-PB. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26089
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gabriel Grangeiro MatiasPDF - José Gabriel Grangeiro Matias1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito79.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.