Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26121
Título: Metodologias ativas e letramento digital na geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente
Autor(es): Lima, Ariana Rafaela Cavalcanti
Palavras-chave: Métodos ativos
Letramento digital
Sequência didática
Meio ambiente
Ensino de geografia
Data do documento: 30-Ago-2021
Resumo: As temáticas que dialogam com o Meio Ambiente propõem discussões caras e intrínsecas à Geografia. Dada a relevância e a urgência em se trabalhar tais conteúdos e, do mesmo modo, associando ao avanço e à oferta dos aparatos tecnológicos, este estudo prima pelo uso de metodologias ativas, oportunizando o protagonismo discente e dispondo de recursos para uma mediação na perspectiva do letramento digital. Desse modo, propusemo-nos a desenvolver uma Sequência Didática – SD na perspectiva das metodologias ativas e do letramento digital na abordagem do Meio Ambiente para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Sumé, Paraíba. Para tanto, aportamo-nos, dentre outros, em conceitos como metodologias ativas, letramento digital, SD, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os caminhos metodológicos desse estudo são ancorados nos princípios da pesquisa aplicada, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário ao universo de seis de um total de sete docentes. A partir das investigações, foi possível elaborar uma SD contemplando recursos diversos e passíveis de ser acessados de forma gratuita na Internet.
Descrição: LIMA, A. R. C. Metodologias ativas e letramento digital na geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26121
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariana R C Lima Depósito TCC Esp.pdfPDF - Ariana Rafaela Cavalcanti Lima1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito256.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.