Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Tamara Cristina Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-26T20:28:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-26T20:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26126 | - |
dc.description | SANTOS, T. C. G. Vivências em educação especial na perspectiva inclusiva: relatos de cuidadoras de escolas municipais, em Campina Grande, Paraíba–Brasil. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências de cuidadoras da rede municipal de Campina Grande, para tanto foi abordada, na fundamentação teórica a educação especial e educação inclusiva, leis e direitos que assistem todas as crianças com deficiências, a importância do trabalho do cuidador que presta também um serviço socioassistencial e possibilita o acesso das crianças a diferentes aprendizagens, por fim relatos de cuidadores sobre as realidades nas salas de aulas. Utiliza-se a metodologia de Antônio Raimundo dos Santos que possibilita o pesquisador ter um contato direto com tudo aquilo que poderá gerar lucros positivos para a pesquisa, dos livros, revistas e documentos eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, onde os dados foram colhidos virtualmente com a utilização do google docs (formulários google) e o link do formulário eletrônico foi disponibilizado aos participantes da pesquisa, as participantes foram previamente escolhidas e avisadas que suas identidades não seriam reveladas durante o estudo tal como sua identificação, sendo feito uso de pseudônimos. Os cuidadores descreveram, de maneira sucinta, que sua participação no contexto escolar chega à atuação em nível pedagógico e isso nos faz refletir sobre os papéis desenvolvidos por estes profissionais no âmbito escolar. Conclui-se que, embora tanto avanço no presente assunto, ainda é tratado como algo não primordial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cuidado escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Vivências em educação especial na perspectiva inclusiva: relatos de cuidadoras de escolas municipais, em Campina Grande, Paraíba–Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Tamara Cristina Guedes Santos.pdf | PDF - Tamara Cristina Guedes Santos | 358.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 80.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.