Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Rosa Maria de-
dc.date.accessioned2022-03-26T21:09:52Z-
dc.date.available2022-03-26T21:09:52Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26127-
dc.descriptionLIMA, R. M. Educação com sentido na vida: contribuições da logoterapia de Viktor Frankl. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a Educação como processo de humanização de pessoas, o presente estudo busca problematizar as possíveis contribuições da Logoterapia para a Educação. Destarte, tem-se como objetivo geral refletir sobre os aportes da Logoterapia na proposição de uma Educação com sentido. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura de carácter qualitativo-bibliográfico, em artigos disponíveis no scielo e livros físicos. Para construir o presente texto apresentando um breve relato da história do criador da Logoterapia, Viktor E. Frankl, e seus fundamentos e, em seguida, as implicações desta para a Educação. Frankl (1992), acredita que a educação é educação para a responsabilidade. Segundo o autor, a sociedade atual está inserida em bens materiais e muita informação que fragiliza o ser responsável, mas é preciso estar atento ao essencial na vida e o educador pode ser o modelo ideal usando estratégias por meio de uma Pedagogia com sentido para a vida, motivando-se num educar o educando para as alturas e libertá-los de condicionamentos psíquicos, sociais e até mesmo conhecimentos repetitivos. Frankl (2003), afirma que a educação pode estar causando e reforçando o vazio existencial quando apresenta um modelo reducionista, reduzindo os fenômenos especificamente humanos a um plano inferior. Se as pessoas percebem que está havendo uma troca de sua imagem de homem e ser humano por objetos, elas ficam desorientadas e chegam a perder o sentido de viver e se suicidam.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVazio existencialpt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.titleEducação com sentido na vida: contribuições da logoterapia de Viktor Franklpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Depósito66.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Artigo Rosa Maria de Lima.pdfPDF - Rosa Maria de Lima319.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.