Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Lina Rayane Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-26T22:30:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-26T22:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26136 | - |
dc.description | BARBOSA, L. R. Gomes. Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência relacionado à experiência no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental das séries iniciais, com alunos em processo de alfabetização. Devido à pandemia do novo Corona Vírus, as escolas suspenderam as aulas presenciais e continuaram o ensino de forma remota. Dessa forma, os professores tiveram que elaborar novas estratégias de ensino para se adaptar a essa nova realidade, tanto da pandemia quanto do ensino remoto. Diante disso, as residentes também passaram a atuar na escola de forma virtual, supervisionadas pela docente orientadora e acompanhadas pela professora preceptora da escolacampo. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo bibliográfico relacionado ao processo de alfabetização de crianças, articulando os referenciais entre a teoria e a prática. Há que se destacar que a participação no Programa Residência Pedagógica, no subprojeto Pedagogia/Alfabetização contribuiu de forma significativa para o aperfeiçoamento da prática docente dos residentes e, igualmente, para o processo de alfabetização das crianças, que apresentaram resultados satisfatórios após as intervenções das residentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EDITADO.pdf | PDF - Lina Rayane Gomes Barbosa | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO PRONTO1 (2).pdf | PDF - Termo de Depósito | 43.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.