Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26144
Título: O uso do ultrassom no tratamento endodôntico
Autor(es): Gomes, Rebeca Oliveira
Palavras-chave: Endodontia
Ultrassom
Odontologia
Data do documento: 16-Fev-2022
Resumo: O USO DO ULTRASSOM NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO INTRODUÇÃO: O tratamento endodôntico objetiva estimular o reparo dos tecidos perirradiculares, através da limpeza e modelagem dos sistemas de canais radiculares, removendo os microorganismos e seus substratos, além da obturação e selamento coronário adequado. Para isso, o uso do ultrassom como coadjuvante da terapia endodôntica vem ganhando destaque. OBJETIVO: Avaliar, através de uma revisão de literatura as diversas aplicabilidades do uso do ultrassom durante o tratamento endodôntico. METODOLOGIA: Foi realizado uma revisão de literatura através das bases de dados: PUBMED e Google Acadêmico nos idiomas Inglês e Português no período de 2010 a 2020. Os descritores foram utilizados com os operadores “AND” e “OR” para nortear a pesquisa, sendo estes: ultrassom, endodontia, irrigação ultrassônica, acesso endodôntico, medicação intracanal, obturação endodôntica, retentores intrarradicular e ultrassom. Foram selecionados artigos gratuítos e relevantes com o tema. REVISÃO DE LITERATURA: O uso do aparelho de ultrassom e seus insertos tornou-se uma ferramenta importante ao endodontista sendo utilizado nos procedimentos de acesso e localização dos canais radiculares, irrigação, remoção da medicação intracanal, obturação e desobturação, remoção de instrumentos fraturados e retentores intrarradiculares e em cirurgias parendodônticas. CONCLUSÃO: O ultrassom oferece diversas aplicações e vantagens na área da endodontia. O uso do ultrassom combinado às técnicas convencionais torna o tratamento endodôntico mais seguro e previsível, sendo uma conveniente e útil ferramenta durante o tratamento dos canais radiculares.
Descrição: Gomes, Rebeca Oliveira. O uso do ultrassom no tratamento endodôntico. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26144
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Oliveira Gomes.pdf281.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf69.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.