Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26145
Título: Ansiedade pré-competitiva em atletas de judô após suspensão das competições decorrentes das medidas restritivas do COVID-19
Autor(es): Medeiros, Tawan Teodósio
Palavras-chave: Saúde mental
Judô
COVID-19
Ansiedade
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: A contaminação pelo novo vírus da família coronavírus (COVID-19), teve início, na China em dezembro de 2019, tendo como característica alto índice de transmissão e óbitos decorrentes da contaminação, rapidamente afetando todo o mundo se enquadrando como uma pandemia, sendo necessário medidas de restrição social para seu controle e enfrentamento a prevenção. Afetando os esportes, que tiveram uma pausa em suas atividades de treino e de competições. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar os níveis de ansiedade e autoconfiança pré-competitiva em atletas de judô na volta das competições, após as medidas restritivas. Trata-se de um estudo de corte transversal do tipo survey, que avaliou os níveis de ansiedade e autoconfiança de atletas de judô antes da primeira competição realizada após suspensão das mesmas decorrentes das medidas restritivas do COVID-19. A amostra foi composta por nove sujeitos, dos quais, oito eram homens (88%), apresentavam idade média de 24,3 ± 6,2 anos, massa corporal de 81,9 ± 16,3 kg e estatura de 175 ± 0,1 cm. Observando os níveis de ansiedade, os sujeitos apresentaram o substrato médio de ansiedade cognitiva 15,7 ± 3,8, ansiedade somática 15,9 ± 4,8 e autoconfiança 26,4 ± 8,0. Não foram encontradas correlações nem diferenças entre o tempo de competição e níveis de ansiedade e autoconfiança nos atletas, fato que pode ser justificado devido ao histórico de treinamento reduzir esses níveis, mesmo com as suspensões das competições. Porém, trata-se de um marco sem precedentes, sendo necessárias maiores investigações para elucidar os impactos que apresentaram na retomada das competições.
Descrição: MEDEIROS, Tawan Teodósio. Ansiedade pré-competitiva em atletas de judô após suspensão das competições decorrentes das medidas restritivas do COVID-19. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26145
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tawan Teodósio Medeiros.pdfPDF - Tawan Teodósio Medeiros367.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito234.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.