Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26146
Título: Níveis de ansiedade e depressão nas idosas da universidade aberta à maturidade de Campina Grande - PB em período de pandemia
Autor(es): Gadelha, Maria Eduarda Lima
Palavras-chave: Isolamento social
Saúde do Idoso
Pandemia
Ansiedade
Data do documento: 16-Mar-2022
Resumo: Pandemia é uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tendo ligação com a gravidade da doença, mas, pela abrangência geográfica. Desde o início de 2020 estamos enfrentando uma pandemia causada pelo coronavírus. Que é causador da COVID-19, doença respiratória (SARS-CoV-2), altamente contagiosa, podendo apresentar desde quadros assintomáticos até quadros graves, levando inclusive ao óbito. Em meio a grande letalidade da doença existem alguns grupos de risco, entre eles se encontra a população idosa. Por isso é de grande importância que os idosos cumpram o isolamento e o distanciamento social. Entretanto, essas estratégias utilizadas apesar de benéficas em relação a COVID-19 podem trazer algumas consequências, como por exemplo: o aumento da ansiedade e da depressão. Ansiedade é quando o indivíduo possui preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. A depressão é um conjunto de condições associadas à elevação ou ao rebaixamento do humor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a saúde mental das alunas da Universidade Aberta à Maturidade Campus Campina Grande durante a pandemia do coronavírus. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, através de questionário (em anexo) respondidos via whatsapp. A amostra do trabalho foi composta por 12 alunas devidamente matriculadas na Universidade Aberta à Maturidade. Foi utilizado a estatística descritiva, com apresentação de frequências simples, absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. O estudo foi composto 100% por mulheres, onde 83,3% afirmam ter cumprido o isolamento social, é possível observar durante o estudo o aumento de depressão e ansiedade relatada entre elas e onde 66,7% afirmaram ter sentido medo durante a pandemia. No estudo foi possível observar o aumento de níveis de ansiedade e depressão do grupo estudado.
Descrição: GADELHA, Maria Eduarda Lima. Níveis de ansiedade e depressão nas idosas da universidade aberta à maturidade de Campina Grande - PB em período de pandemia. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26146
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Lima Gadelha.pdfPDF - Maria Eduarda Lima Gadelha579.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito518.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.