Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26155
Título: Auditoria contábil: um estudo da produção científica em periódicos nacionais no período de 2010 a 2020
Autor(es): Araujo, Renne Keilf Bezerra
Palavras-chave: Auditoria contábil
Pesquisa científica em contabilidade
Bibliometria
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil das pesquisas científicas publicadas em periódicos nacionais acerca do tema auditoria contábil, no período de 2010 a 2020. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia empregada foi a pesquisa descritiva conduzida por um levantamento, isto é, por estudo bibliográfico e bibliométrico com abordagens qualitativa e quantitativa. O levantamento dos dados se deu através da análise bibliométrica por meio da base de dados Qualis Capes com classificações A2, B1, B2 e B3. Como resultados, foram encontrados 4.858 artigos publicados em 667 edições, distribuídos em 21 periódicos, sendo que, 148 desses tinham como tema auditoria. Ressalta-se que, durante o período analisado, houve um aumento considerável nas publicações acerca da temática estudada, iniciando, principalmente, a partir do ano de 2016 em que se concentrou os maiores números de publicações, tendo seu ápice em 2018 com 23 artigos. Constatou-se que, o periódico com maior quantidade de artigos de auditoria foi a Revista de Contabilidade & Finanças, com 15 publicações. Dentre os 445 autores dos artigos analisados na área em estudo, 41 deles estavam presentes na Revista de Contabilidade e Organização, representando o maior número de autores. A instituição que apresentou maior concentração foi a FURB, com 15,5% dos autores. Percebeu-se uma predominância para o gênero masculino, representando 61,80%. Com relação à região, o estado de Santa Catarina foi o que apresentou maior representatividade, com 28,31% entre o total. Verificou-se ainda, que o tema auditoria externa foi o mais abordado entre os artigos, onde esses utilizaram a metodologia descritiva e exploratória amparada através de uma pesquisa documental com abordagem quantitativa, constando assim, um equilíbrio perante a metodologia aplicada; sendo essas as mais utilizadas perante as demais, comprovando uma frequência predominante desses tipos de estudos diante da temática trabalhada.
Descrição: ARAUJO, R. K. B. Auditoria contábil: um estudo da produção científica em periódicos nacionais no período de 2010 a 2020. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26155
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renne Keilf Bezerra Araujo.pdfPDF - Renne Keilf Bezerra Araujo505.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito210.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.