Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26178
Título: Clareamento dental interno e sua relação com a reabsorção cervical externa
Autor(es): Leal Filho, Adalberto da Silva
Palavras-chave: Endodontia
Reabsorção de dente
Clareamento dental
Odontologia
Data do documento: 18-Fev-2022
Resumo: Introdução: Alterações intrínsecas da coloração dentária são comuns em dentes tratados endodonticamente devido a diversos fatores e, nesses casos, o clareamento dental interno é uma ótima alternativa para clarear dentes com alteração de cor, em virtude do mínimo desgaste da estrutura dentária e do baixo custo. No entanto, vários pesquisadores têm associado o clareamento dental interno como uma possível causa da reabsorção cervical externa (RCE). Objetivo: Revisar a literatura atual sobre a relação do clareamento dental interno e a reabsorção cervical externa. Metodologia: Revisão de literatura com levantamento bibliográfico de artigos científicos originais e de revisão indexados nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico e Scielo, analisando as publicações no período de 2015 a 2022 na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os trabalhos foram filtrados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Resultados e Discussão: Através desse estudo, pode-se observar que, saber diagnosticar corretamente a causa da descoloração dentária é fundamental para o sucesso do tratamento clareador e que defeitos anatômicos naturais na junção cemento-esmalte, o método termocatalítico, a falta de selamento cervical e a alta permeabilidade dos agentes clareadores são fatores que podem desencadear o processo de reabsorção. Considerações Finais: A etiologia e patogênese da reabsorção cervical externa ainda não são completamente compreendidas, é um processo relativamente incomum que leva à perda de tecidos dentais duros devido à atividade osteoclástica. O tampão cervical pode ser feito para tentar diminuir a difusão do agente clareador diminuindo o risco de RCE. O sucesso do tratamento da RCE e de seu prognóstico depende de um diagnóstico rápido e preciso, como também de uma avaliação da extensão do processo de reabsorção. Sendo assim, mais pesquisas são necessárias para estabelecer a relação de causa e efeito de todos os fatores etiológicos.
Descrição: LEAL FILHO, Adalberto da Silva. Clareamento dental Interno e sua relação com a reabsorção cervical externa. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26178
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdf59.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Adalberto da Silva Leal Filho.pdf674.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.