Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26188
Título: Educação financeira: uma análise da atuação dos bancários das instituições financeiras do Cariri Ocidental paraibano
Autor(es): Siqueira, Aline Chaves Alves
Palavras-chave: Educação financeira
Instituições financeiras
Bancários
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo principal analisar como os bancários das instituições financeiras do Cariri Ocidental Paraibano recebem e compartilham as informações sobre educação financeira. Visando atingir esse objetivo, foi realizado um estudo descritivo amparado por procedimentos bibliográficos e de um levantamento realizado com 50 bancários e 68 clientes da região através de questionário adaptado dos estudos de Basílio (2019), Jr Fontolan (2019) e Camargo, Jr Fontolan e Strehlau (2020). Os resultados demonstraram que 98% das instituições financeiras possuem programas e/ou ações para seus colaboradores sobre educação financeira, sendo os mais citados as universidades corporativas, plataformas digitais e cursos de capacitação interna; semana nacional de educação financeira e o ENEF. Em relação ao compartilhamento na agência de tais programas e/ou ações, 49% responderam ser através de e-mail. No tocante ao compartilhamento com os clientes, 56% responderam que compartilham, sendo que 47,4% de forma pessoal quando o cliente visita a agência, e 38% deles em uma frequência eventual. Quanto ao recebimento por parte dos clientes de orientações sobre educação financeira, 72,1% dos clientes responderam que não recebem. No entanto, bancários e clientes convergem na importância da educação financeira, no qual 70% dos colaboradores consideram muito importante a promoção de ações de educação financeira e 89,7% dos clientes consideram muito importante receber orientações sobre educação financeira.
Descrição: SIQUEIRA, A. C. A. Educação financeira: uma análise da atuação dos bancários das instituições financeiras do Cariri Ocidental paraibano. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26188
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Chaves Alves Siqueira.pdfPDF - Aline Chaves Alves Siqueira313.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito66.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.