Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26191
Título: Dois para quinhentos: um estudo sobre probabilidade em loterias populares
Autor(es): Paiva, Laudenor Ferreira de
Palavras-chave: Jogos de contravenção
Probabilidade
Jogos de azar
Loterias populares
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo aplicar o cálculo de probabilidades no contexto de loterias populares, em especial, a modalidade 2 para 500. As loterias populares são um fenômeno comum no universo da sociedade brasileira. O jogo do bicho, por exemplo, data do final do século XIX. O tipo de loteria 2 para 500 se tornou comum e nos últimos anos, empiricamente, percebemos a sua presença em diversas cidades da nossa região. Apesar, de ser considerado um jogo de azar ilícito para legislação brasileira, a prática está presente no cotidiano das pessoas. Assim, a partir de trabalhos em Educação Matemática que discutem e investigam as práticas matemáticas populares, decidimos utilizar a teoria clássica das probabilidades para investigar a chance e a esperança matemática nesse tipo de prática. Os resultados mostram que o jogo oferece uma esperança matemática aquém do valor do bilhete e com as variações de prêmio as chances de obter sucesso são poucas.
Descrição: PAIVA, L. F. Dois para quinhentos: um estudo sobre probabilidade em loterias populares. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26191
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laudenor Ferreira de Paiva.pdfPDF - Laudenor Ferreira de Paiva362.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito552.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.