Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26199
Título: Tratamento orto-cirúrgico de paciente classe II esquelética: Relato de caso
Autor(es): Oliveira., Gabriele Ribeiro de
Palavras-chave: Cirurgia Dentária
Oclusão
Odontologia
Título
Data do documento: 23-Mar-2022
Série/Relatório no.: 617605;CDD
Resumo: A má oclusão de classe II esquelética é umas das deformidades craniofaciais mais comuns de serem encontradas na prática da ortodontia, com uma prevalência de 19,56% dos casos, podendo ocorrer pela combinação de alterações não só esqueléticas, mas também dentoalveolares e de tecidos moles. Os tratamentos disponíveis vão desde a correção funcional precoce, camuflagem ortodôntica até o tratamento ortodôntico e ortognático combinado; a maioria dos pacientes que são encaminhados para cirurgia, realizam um tratamento ortodôntico específico prévio. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico do tratamento orto-cirúrgico de uma paciente considerada classe II esquelética, apresentando o protocolo empregado para resolubilidade do caso. Paciente do sexo feminino, feoderma, 16 anos, ASA I, procurou o serviço de Cirurgia de uma clínica especializada em cirurgia BucoMaxiloFacial, queixando-se da estética facial e do sorriso. No exame físico observou-se terço inferior da face diminuído, falta de selamento labial em repouso, deficiência no mento, aprofundamento do sulco mentolabial, retrusão mandibular, excesso vertical de maxila, protusão da maxila, sorriso gengival, overbite e um nítido desequilíbrio facial. Por meio da avaliação clínico-radiográfica, concluiu-se o diagnóstico de deformidade dentofacial classe II de Angle 1ª divisão, com excesso vertical de maxila e deficiência ântero-posterior de mandíbula, com perfil facial convexo. O tratamento proposto foi cirurgia ortognática bimaxilar e mentoplastia de avanço, obtendo-se resultado satisfatório funcional e estético, com melhora da mastigação, respiração, perfil facial e sorriso.
Descrição: OLIVEIRA, Gabriele Ribeiro de. Tratamento orto-cirúrgico de paciente classe II esquelética: Relato de caso. 2022. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26199
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf72.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Gabriele Ribeiro de Oliveira.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.