Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26214
Título: Saúde mental entre os estudantes universitários e o papel da assistência farmacêutica
Autor(es): Cadete, Igor Emanuel de Sales
Palavras-chave: Ansiedade
Assistência farmacêutica
Saúde mental
Universitários
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: No Brasil, dados do Conselho Nacional de Saúde (CNS) revelam que cerca de 23 milhões de pessoas possuem algum transtorno mental, sendo que 5 milhões desses brasileiros sofrem de transtornos considerados como persistentes e graves. Infelizmente, os estudantes universitários estão a cada ano sendo incluídos em tais dados estatísticos, sendo a tomadas de decisões significativas, decorrente as inúmeras mudanças e pressões sociais sofridas uma das justificativa para tal aumento. Esta revisão propôs-se a identificar fatores de risco e proteção para sofrimento psíquico em estudantes universitários e suas consequências, assim como, mostrar a importância da atenção farmacêutica frente ao problema. A pesquisa foi realizada por meio de uma busca em bancos de dados com a utilização do portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – fundação do Ministério da Educação (MEC). Dentre os artigos encontrados e aplicados os critérios de exclusão, 27 artigos compuseram a amostra final, tendo sido a maioria composta por estudos transversais, publicados entre o período de 2017 a 2021, em inglês, espanhol e português. Diante disso, foi observado que é revelante a análise dos fatores e de suas sisgnificativas consequências que influenciam diretamente a saúde mental dos estudantes universitários, assim como, os sintomas presentes, para que possam ser estabelecidas medidas de suporte a esses estudantes.
Descrição: CADETE, Igor Emanuel de Sales. Saúde mental entre os estudantes universitários e o papel da assistência farmacêutica. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26214
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Emanuel de Sales Cadete.pdfPDF - Igor Emanuel de Sales Cadete576.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito58.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.