Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26216
Título: Uma análise da abordagem de Matemática Financeira em livros didáticos
Autor(es): Silva, Caio Vinícius da
Palavras-chave: Matemática financeira
Livro didático
Educação financeira
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: Um dos objetivos do ensino da Matemática Financeira é de formar cidadãos que saibam analisar criticamente as operações Financeiras de que faz uso diariamente, tendo o poder de optar e decidir o que melhor lhe convém diante de suas expectativas, interpretando e refletindo sobre as opções que o mercado oferece. Quando lecionada no Ensino Médio, esse assunto é abordado com baixo grau de relevância, com exemplos e exercícios que zarpam do nosso cotidiano. Diante do exposto, buscamos analisar as abordagens sobre os conteúdos de Matemática Financeira. Em relação aos aspectos metodológicos e considerando a importância do Livro Didático (LD), realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico para observarmos como eles tratam a Matemática Financeira. Fizemos também um trabalho de localização e seleção de LD, na busca das coleções do Ensino Médio. Posteriormente, efetuamos uma reflexão final em uma perspectiva analítica de todo trabalho efetuado. Como resultado, entendemos que trouxemos valiosas contribuições, visando explicitar a necessidade dos autores de LD planejarem de uma forma cada vez melhor a abordagem da Matemática Financeira, como pontos positivos, contemplando o que nós considerados fundamentais, os aspectos: Históricos; Metodológicos; Semióticos e de contextualização.
Descrição: SILVA, Caio Vinícius da. Uma análise da abordagem de Matemática financeira em livros didáticos. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26216
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Vinícius da SilvaPDF - Caio Vinícius da Silva1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito217.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.