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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nunes, João Marcos Cesário | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T11:25:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T11:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26217 | - |
dc.description | NUNES, João Marcos Cesário. As metodologias experimentais na mesorregião do agreste paraibano durante o ensino remoto emergencial. 2022. 35f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a instalação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de implementar novas metodologias no ensino de Química, pois a educação passou a ser gerida através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s), onde as interações passaram a ser virtuais e a distância. Além disso, o ensino de química tem como destaque a utilização das atividades experimentais como ferramenta fundamental para a compreensão das teorias. Nesta perspectiva, a utilização das TDIC’s para a aplicação dessas metodologias no processo pedagógico objetivar uma melhora na qualidade no processo de ensino-aprendizagem e traz uma maior abrangência na discussão entre os benefícios e as limitações que as atividades práticas podem oferecer no ensino remoto, dentre os objetivos dessa análise é destacado quais desses recursos foram utilizados por estes professores para a experimentação e suas concepções e construções ao longo o ERE. Logo, o artigo apresenta compreensões teórico-metodológicas, com base no processo didático das atividades experimentais através do ERE, com a utilização de recursos digitais, recursos de baixo custo e alternativos. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para professores de química que atuaram durante o ERE. Além disso, a pesquisa foi centralizada na mesorregião do agreste paraibano, uma mesorregião é caracterizada através das semelhanças sociais e econômicas dos seus municípios. A partir da análise descritiva dos resultados foi possível verificar que o ERE ocasionou diversas barreiras na educação e principalmente no ensino de Química, em contrapartida os dados apontaram que a utilização de recursos visuais, de baixo custo e alternativos demonstraram-se essenciais para a realização das atividades experimentais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Alane Silva Farias de Albuquerque | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.title | As metodologias experimentais na mesorregião do agreste paraibano durante o ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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