Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2622
Título: O controle interno municipal: um estudo em Campina Grande – PB
Autor(es): Gomes, Danielle de Sousa
Palavras-chave: Contabilidade Pública
Controle Interno
Setor Público
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O Controle Interno é uma exigência legal, e, sua existência se justifica principalmente para promover a otimização dos escassos recursos públicos, sendo um instrumento com o objetivo de zelar pelo patrimônio público, bem como viabilizar a demonstração do desempenho das entidades públicas, além de garantir uma efetiva transparência. Dentro desse contexto, surge o seguinte problema: será que os servidores públicos tem conhecimento da importância do controle interno para a gestão municipal? Tendo como objetivo geral verificar qual a percepção dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB quanto ao entendimento básico sobre o que é o Controle Interno e sua importância para uma gestão eficiente e eficaz dos recursos públicos no município. Dessa forma, no presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas, trabalhos acadêmicos, artigos eletrônicos, entre outros, necessários à formação deste trabalho. Em seguida foi realizado um recorte teórico-empírico com uma abordagem exploratória, a partir de elementos colhidos pela aplicação de questionário, definido no apêndice, na Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB, no período de 01/09/2010 a 10/11/2010, onde foi coletada uma amostra de 141 servidores públicos, das secretarias de Administração e Finanças (SAF), Planejamento (SEPLAN), Educação Cultura e Lazer, Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Obras e Serviços Urbanos (SOSUR). Dos resultados obtidos pode-se verificar a idéia errônea que se faz do Controle Interno, por parte dos servidores efetivos questionados, desconhecendo embora em sua minoria, que ele é preventivo e não punitivo, e contribui para o combate de erros e desvios. Cabe destacar, contudo, que em suma a maioria dos servidores possui um conhecimento considerável acerca do assunto.
Descrição: GOMES, D. de S. O controle interno municipal: um estudo em Campina Grande – PB. 2010. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2622
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle de Sousa Gomes.pdfDanielle de Sousa Gomes632.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.