Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26227
Título: Produção do gênero crônica: uma experiência vivenciada através do programa Residência Pedagógica
Autor(es): Silva, Renata Kelly Martins da
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Ensino da língua portuguesa
Gênero crônica
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma experiência vivenciada através do programa Residência Pedagógica e a um conjunto de ações desenvolvidas em uma turma de 8ª ano do ensino fundamental, em uma escola pública situada na zona rural, no cariri paraibano. Tais ações foram desenvolvidas com o gênero Crônica, com a temática “o lugar onde vivo”. A motivação para ser trabalhado esse gênero foi a edição da sexta Olimpíada de Língua Portuguesa. A metodologia deste trabalho é qualitativa. Ela nos permite analisar e refletir sobre os nossos dados, que são práticos, pois a discussão e os resultados são obtidos através das aulas com gênero Crônica e a Experiência no programa Residência Pedagógica. Para nortear teoricamente esse trabalho, nos alicerçamos em duas discussões: uma sobre o ensino de Língua Portuguesa (BAKHTIN, 1997; LOPES-ROSSI, 2002; EDWALD, 2007; SHERER, 2008) e outra sobre o gênero crônica (GERALDI, 2002). Os resultados atingidos no final foram satisfatórios, visto que, através das ações e de como foi trabalhado e adaptado para a realidade dos alunos, eles conseguiram compreender, desenvolver e refletir sobre o gênero Crônica.
Descrição: SILVA, R. K. M. Produção do gênero crônica: uma experiência vivenciada através do programa Residência Pedagógica. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26227
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Kelly Martins da Silva.pdfPDF - Renata Kelly Martins da Silva5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito84.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.