Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26229
Título: Das relações socais ao estádio de futebol: o preconceito e a discriminação racial contra negros no Brasil de 2014 até 2019
Autor(es): Deriu, Roberto Laurentino dos Santos
Palavras-chave: Futebol brasileiro
Preconceito racial
Discriminação racial
Racismo
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: O futebol é uma modalidade esportiva que move milhões de torcedores, mas da mesma forma que as torcidas produzem grandes espetáculos, elas também proporcionam momentos lamentáveis de preconceito e discriminação, mais especificamente contra jogadores negros. A partir dessa perspectiva, esta pesquisa analisou como o preconceito e a discriminação racial se constrói contra negros na sociedade brasileira e como isso se transferiu para o campo de futebol. Especifico e analiso casos de racismo contra jogadores negros no Brasil no período compreendido entre 2014 a 2019. Para tanto, recorremos aos relatórios anuais do racismo no futebol brasileiro; documentos produzidos pelo Observatório da Discriminação Racial. Com base nos relatórios identificamos a existência ou inexistência de punições e como a legislação desportiva e civil tratam o racismo no futebol, e que penalidades jurídicas são determinadas e aplicadas. Problematizar as sentenças protocoladas pelos juízes nas esferas distintas como (TJD, STJD ou Cível) e a questão que norteia a discussão que empreendemos ao longo do trabalho. Para fundamentar teoricamente a discussão empreendida, recorremos aos pressupostos de alguns autores: Guterman (2009), Proni (2000), Schwarcz (1993; 2019; 2012; 2017), Costa (1999), Prado (2005), Skidmore (1976), Munanga (1999), Almeida (2019) e Mbembe (2018) e outros. Como fonte de pesquisa, ainda recorremos a alguns artigos da Revista USP, Sites de Notícias relacionadas ao racismo no futebol e em âmbito jurídico, além de uma bibliografia específica sobre história do futebol no Brasil. A análise das fontes utilizadas possibilitou formular as seguintes considerações: o racismo estrutural é a base para entendermos as atitudes preconceituosas e discriminatórias por parte das torcidas O racismo institucional dificulta a entrada de negros nos altos cargos do poder judiciário e consequentemente, isso afeta diretamente as interpretações iniciais e conclusivas dos casos.
Descrição: DERIU, R. L. dos S. Das relações socais ao estádio de futebol: o preconceito e a discriminação racial contra negros no Brasil de 2014 até 2019. 2022. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26229
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Laurentino dos Santos DeriuPDF - Roberto Laurentino dos Santos Deriu1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito78.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.