Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26234
Título: Entraves na atuação do enfermeiro como gestor na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa.
Autor(es): Pereira, Larissa Fideles
Palavras-chave: Gestão em Saúde
Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Formação profissional
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Revisão integrativa que objetivou identificar as dificuldades na atuação do enfermeiro como gestor na Atenção Primária à Saúde, realizada mediante artigos publicados entre 2016 e 2021, disponíveis nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). A busca inicial resultou na identificação de 6443 artigos. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, proceder a leitura e análise dos textos, 10 artigos foram selecionados. Foi realizada a análise da similaridade do conteúdo dos artigos incluídos no estudo e sistematização dos achados para elaboração da síntese de revisão. As dificuldades na atuação de enfermeiro como gestor na Atenção Primária à Saúde foram agrupadas em quatro eixos temáticos: sobrecarga de trabalho devido à escassez de recursos humanos; distanciamento do enfermeiro da prática assistencial; conteúdo teórico na graduação e; desarticulação da Rede de Atenção à Saúde. Constatou-se que na Atenção Primária à Saúde o enfermeiro gestor assumem inúmeras atribuições que favorecem o distanciamento da assistência à população, a sobrecarga de trabalho e que os conhecimentos adquiridos durante a graduação não proporcionam habilidades e competências para lidar com a gestão e as suas especificidades e ainda há dificuldade de comunicação entre os níveis do sistema de saúde e falta de informação que interferem diretamente na garantia da integralidade e resolutividade das ações. Nesse cenário, mudanças na formação profissional aliada à Educação Permanente em Saúde apresentam-se como alternativa para a resolução dos entraves técnicos e para modificação no trabalho do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.
Descrição: PEREIRA, Larissa Fideles. Entraves na atuação do enfermeiro como gestor na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26234
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Fideles PereiraPDF - Larissa Fideles Pereira388.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito242.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.