Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26243
Título: A Política Judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses na atuação pré-processual do CEJUSC 2 em Campina Grande
Autor(es): Lacerda, Joselma Vilma Morais Ferreira
Palavras-chave: Política judiciária
Conflitos de interesses
Acesso à justiça
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho contempla a análise da implementação da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no CEJUSC 2 da cidade de Campina Grande - PB criado através do convênio nº 017/2015 firmado entre a UNESC Faculdades, Procon Estadual e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), publicado no diário da justiça em 07 de janeiro de 2016. O estudo é de grande relevância, pois avalia e quantifica a oferta e otimização da qualidade de atendimento do Procon estadual da Paraíba – Núcleo da UNESC faculdades e da Câmara de Conciliação e mediação – CARCOM que foi criada em 2011 com a missão de solucionar os conflitos, ambos, na modalidade pré-processual por meio da Conciliação e da mediação, contribuindo para paz social, além de desafogar o judiciário e promover o acesso à justiça. A adoção dos meios consensuais para resolver conflitos ganhou estímulo através da Resolução 125 do CNJ, com a alteração do NCPC e através da lei da mediação nº 13.140/2015. Na Conciliação um terceiro buscará, através de um acordo, a solução para resolver o conflito, usada quando não há vínculos entre as partes, o conciliador pode sugerir soluções. Na mediação a solução de conflitos acontece através do diálogo facilitado pelo mediador, terceiro imparcial e sem poder decisório, usada quando há vínculos anteriores. Como forma de operacionalizar a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses, foram criados os Centros Judiciários de solução de Conflitos e cidadania (CEJUSC), nesse contexto será dada ênfase a modalidade pré-processual de resolução de conflitos como forma de desjudicialização das demandas e resolutividade por meio do sistema multiportas no CEJUSC 2.
Descrição: LACERDA, Joselma Vilma Morais Ferreira. A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses na atuação pré-processual do CEJUSC 2 em Campina Grande . 2018. 60f. Monografia (Especialização em Meios Consensuais de Soluções de Conflitos) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26243
Aparece nas coleções:I - EMSC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma Vilma Morais Ferreira Lacerda.pdf793.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.