Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26247
Título: Violência contra as mulheres e justiça restaurativa: a importância de políticas voltadas para a vítima e o agressor
Autor(es): Ribeiro, Yuri de Lima
Palavras-chave: Justiça Restaurativa
Violência doméstica
Violência contra a mulher
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais práticas restaurativas e sua viabilidade nos casos de violência doméstica contra as mulheres. Mesmo com a evolução legislativa em prol das mulheres, os índices de violência continuam elevados, demonstrando a insuficiência da política criminal ora adotada. A Justiça Restaurativa refere-se ao modelo jurídico-penal de solução de conflitos que visa incluir intensamente o infrator, a vítima e a sociedade, procurando-se uma solução consensual. Diante disso, indaga-se: qual a efetividade da prática da Justiça Restaurativa nos casos de violência doméstica contra as mulheres? Qual a contribuição desse modelo de resolução de conflitos para uma política de maior atenção à vítima e ao agressor? O tema é atual e relevante do ponto de vista social e acadêmico, já que a Justiça Restaurativa é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apresenta-se como um avanço direcionado à resolução de conflitos. A metodologia aplicada para o trabalho foi do tipo bibliográfica de caráter descritivo e explicativo. Ao final, conclui-se que a Justiça Restaurativa é uma prática que pode trazer diversos benefícios nos casos de violência doméstica contra as mulheres, restabelecendo vínculos, proporcionando reparação do dano e, sobretudo, resgatando a cidadania que foi fragilizada pelo ciclo da violência.
Descrição: RIBEIRO, Yuri de Lima. Violência contra as mulheres e justiça restaurativa: a importância de políticas voltadas para a vítima e o agressor. 2018. 52f. Monografia (Especialização em Meios Consensuais de Soluções de Conflitos) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26247
Aparece nas coleções:I - EMSC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri de Lima Ribeiro.pdf635.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.