Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26264
Título: The Canterbury Tales: uma análise da representação feminina nos Contos do "Homem do mar" e da "Mulher de Bath"
Autor(es): Santos, Anne Beatriz Balbino dos
Palavras-chave: Geoffrey Chaucer
Os Contos de Canterbury
Representação feminina
Religião
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: A coletânea de contos Os contos de Canterbury, de Geoffrey Chaucer, escrita entre os anos de 1386 e 1392, acompanha um grupo de peregrinos que partem de Londres para o túmulo de São Tomás Beckett e, durante a locomoção, compartilham contos com o objetivo de divertir os companheiros. A obra é marcada por uma variedade nas estruturas de seus contos, assim como pela diversidade nos seus personagens que representam diversas camadas da sociedade inglesa do século XIV. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar duas personagens que se fazem presentes durante a narrativa de dois contos, “O conto do homem do mar” e “O conto da mulher de Bath”, e analisar como elas são representadas a partir do pensamento medieval religioso que estava presente na sociedade inglesa na Idade Média. Para que nossos objetivos fossem alcançados, utilizamos a abordagem qualitativa em conjunto com pesquisas bibliográficas. Como fundamentação teórica, utilizamos os livros de Pierre Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina, e de Jacques Le Goff e Nicolas Truong (2006), no qual abordam o modo que o corpo feminino era observado na idade média, os estudos de Alcina Martins (2018), Márcia M. de Medeiros e Tânia R. Zimmermann (2013), entre outros que abordam a questão da figura feminina na Idade Média. Com este trabalho, observamos como as figuras femininas no “Conto do homem do mar” e do “Conto da mulher de Bath”, correspondem ao arquétipo da mulher não-ideal do século XIV.
Descrição: SANTOS, A. B. B. dos. The Canterbury Tales: uma análise da representação feminina nos Contos do "Homem do mar" e da "Mulher de Bath". 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26264
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Beatriz Balbino dos SantosPDF - Anne Beatriz Balbino dos Santos468.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito122.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.