Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Jaira Rízia Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T23:42:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T23:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26276 | - |
dc.description | LIMA, J. R. D. Os desafios na atuação do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com TEA. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância do cuidador na inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o presente estudo tem por objetivo principal analisar quais têm sido os desafios recorrentes na atuação do cuidador na inclusão de alunos com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual se concentrou em pesquisar trabalhos publicados no Scielo, Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES. Partindo do critério de seleção, os artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020. Analisamos os estudos de Mayer et. al. (2019); Silva, Araújo, Oliveira (2020); Vasconcellos; Dutra (2018); Pimentel, Souza (2020); Barbosa, Peres, Przylepa (2020); Prause (2020), desenvolvidos nas redes de ensino público e privado. Com isso, evidenciamos que a inclusão de alunos com TEA na perspectiva do cuidador, trata-se de uma problemática que precisa ser discutida nas esferas educacionais. O TEA é uma deficiência que se caracteriza principalmente pelos déficits na comunicação e na interação social. Nesse sentido, a escola é considerada um espaço pertinente para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Para tanto, foram criadas leis que asseguram o direito da criança com TEA de estar na sala de aula regular, destacamos a Lei Nº 12.764/2012, voltada para este público. Para a efetivação da inclusão dessas crianças, a escola conta com o apoio de um cuidador escolar, o qual deve atuar juntamente com o professor regente e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A profissão de cuidador é uma atividade recente que ainda requer muita reflexão sobre a sua prática, pois a participação desse indivíduo no processo inclusivo é indispensável. Contudo, é bastante desafiador para este profissional desenvolver a sua função no campo escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Profissional de apoio | pt_BR |
dc.subject | Cuidador escolar | pt_BR |
dc.title | Os desafios na atuação do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com TEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAIRA RIZIA DIAS DE LIMA-.pdf | PDF - Jaira Rizia Dias de Lima | 837.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | PDF - Termo de depósito | 532.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.