Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Felipe Roann Matos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T14:32:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T14:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26292 | - |
dc.description | ALMEIDA, F. R. M. Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal - PB sobre educação especial inclusiva. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A legislação educacional brasileira assegura as pessoas com deficiência o direito de terem sua formação em salas de aula da escola regular de ensino com vistas a promoção de uma educação especial e inclusiva. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar a atuação e as percepções dos docentes sobre a educação especial e inclusiva na rede estadual de ensino na cidade de Pombal-PB. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo e explicativo a partir da pesquisa bibliográfica com os estudos de Santos (2003), Mendes (2010), Conceição (2012), Sandes e Moreira (2018), e de um survey, conforme orientações de Fonseca (2002) e Gil (1999; 2002). Como instrumentos de pesquisa para coleta de dados definiu-se um questionário semiestruturado, desenvolvido na plataforma Google Forms. A amostra é composta por 10 (dez) professores em atuação na Rede Estadual de Ensino da cidade de Pombal-PB. Os dados revelaram que a educação inclusiva está presente no dia a dia dos professores e, consequentemente, no processo educativo dentro da sala de aula, porém com limitações que carecem de mais análises e melhorarias para alcançar um significativo processo educacional especial e inclusivo. Por fim, conclui-se que a formação continuada é um fator viável para contribuir com o desenvolvimento profissional e didático dos professores vislumbrando a melhoria e adaptações necessárias no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos com deficiências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.title | Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal-PB sobre educação especial e inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Felipe Roann Matos Almeida.pdf | PDF - Felipe Roann Matos Almeida | 666.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 137.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.