Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Felipe Roann Matos-
dc.date.accessioned2022-04-07T14:32:24Z-
dc.date.available2022-04-07T14:32:24Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.otherCDD 371-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26292-
dc.descriptionALMEIDA, F. R. M. Análise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal - PB sobre educação especial inclusiva. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA legislação educacional brasileira assegura as pessoas com deficiência o direito de terem sua formação em salas de aula da escola regular de ensino com vistas a promoção de uma educação especial e inclusiva. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar a atuação e as percepções dos docentes sobre a educação especial e inclusiva na rede estadual de ensino na cidade de Pombal-PB. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo e explicativo a partir da pesquisa bibliográfica com os estudos de Santos (2003), Mendes (2010), Conceição (2012), Sandes e Moreira (2018), e de um survey, conforme orientações de Fonseca (2002) e Gil (1999; 2002). Como instrumentos de pesquisa para coleta de dados definiu-se um questionário semiestruturado, desenvolvido na plataforma Google Forms. A amostra é composta por 10 (dez) professores em atuação na Rede Estadual de Ensino da cidade de Pombal-PB. Os dados revelaram que a educação inclusiva está presente no dia a dia dos professores e, consequentemente, no processo educativo dentro da sala de aula, porém com limitações que carecem de mais análises e melhorarias para alcançar um significativo processo educacional especial e inclusivo. Por fim, conclui-se que a formação continuada é um fator viável para contribuir com o desenvolvimento profissional e didático dos professores vislumbrando a melhoria e adaptações necessárias no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos com deficiências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleAnálise da percepção dos professores da rede estadual de ensino da cidade de Pombal-PB sobre educação especial e inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Roann Matos Almeida.pdfPDF - Felipe Roann Matos Almeida666.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito137.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.