Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26301
Título: Estratégia para implantação de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos no município de Jaçanã – RN
Autor(es): Santos, Jose Anderson dos
Palavras-chave: Resíduo sólido
Sustentabilidade
Educação ambiental
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: A produção de resíduos sólidos em larga escala gerou, e ainda gera uma grande quantidade de resíduos sólidos ocasionando diversos problemas ao meio ambiente e à saúde pública. Logo, as etapas fundamentais do gerenciamento dos resíduos sólidos, que envolve desde a geração até a disposição final, exigem soluções conjuntas entre os governantes e a sociedade para tratamento da disposição final adequada. A coleta seletiva de resíduos é fundamental para a redução dos impactos ambientais gerados do consumo exagerado da sociedade e assume um papel muito importante no que diz respeito à preservação do meio ambiente e a uma proposta de vida sustentável. O presente trabalho é uma perspectiva sobre o potencial de compreensão da importância da educação ambiental, com ênfase na coleta seletiva. Nesse sentido, a política dos 5 R’s - reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar - contribui como uma ferramenta eficaz na resolução dos problemas de resíduos. O objetivo do trabalho foi elaborar estratégias adequadas para implantar uma coleta seletiva em Jaçanã - RN, com base na aplicação do instrumento dos 5 R's, a pesquisa foi desenvolvida na realização de visitas técnicas e do levantamento de dados e o conhecimento das ações relacionadas a coleta seletiva presente no município. Desse modo, a pesquisa baseou-se na educação ambiental, em especial no manejo dos resíduos sólidos e sua correta destinação e na prática da coleta seletiva e na política dos 5 R’s. Nesse viés, realizou-se durante o processo uma fundamentação teórica de caráter qualitativo com finalidade explicativa. Os principais resultados relacionados à coleta seletiva mostra que a condição da cidade é fundamental a aplicação da ferramenta abordada. Pois, existem muitos problemas e falta de estrutura adequada desde coleta até a destinação final do resíduo. Visto que, os atores selecionados podem ajudar para melhorar a situação principalmente através da coleta seletiva, embora esta seja uma prática aparentemente utópica para o município que não tem iniciativa de implantar uma associação ou cooperativa de coleta seletiva até o momento. Pode-se concluir que as políticas públicas de coleta seletiva no município de Jaçanã – RN demonstram uma gestão com deficiência nessa área gerando um atraso na evolução do município, além de trazerem instrumentos não adequados, nem percebidos pelos setores envolvidos, ou seja, a sociedade, o poder privado e o poder público.
Descrição: SANTOS, Jose Anderson dos. Estratégia para implantação de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos no município de Jaçanã – RN. 2022. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26301
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito61.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jose Anderson dos Santos.pdfPDF - Jose Anderson dos Santos1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.