Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26317
Título: Eu e o outro: uma leitura de O sol é para todos, de Harper Lee
Autor(es): Silva, Alberto Nascimento Neves da
Palavras-chave: Literatura norte-americana
O sol é para todos
Alteridade
Racismo
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O romance O sol é para todos, escrito pela norte-americana Harper Lee, foi publicado pela primeira vez em 1960. A narrativa centraliza a história da família Finch que são Atticus, Scout e Jem e também os personagens Tom Robinson e Calpúrnia, em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos e ao longo da narrativa, nos deparamos com ocorrências de discriminação racial. A partir dessa perspectiva objetivamos estudar a relação entre o eu e o outro na alteridade, bem como analisar o racismo jurídico e o comportamento entre as pessoas negras e brancas e averiguar como se dava o relacionamento da família Finch com a população negra, principalmente no caso de Tom. Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico. Para discutirmos sobre alteridade recorremos a estudos de Neto e Kozicki (2008); Gusmão (1999). Com isso, tentamos exemplificar o comportamento dos personagens a partir da perspectiva da alteridade diante do racismo.
Descrição: SILVA, A. N. N. da. Eu e o outro: uma leitura de O sol é para todos, de Harper Lee. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26317
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto Nascimento Neves da SilvaPDF - Alberto Nascimento Neves da Silva304.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito58.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.