Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26330
Título: Análise da influência da lateralidade no processo de aprendizagem e desempenho escolar infantil: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Barros, Luandra Tamara dos Santos
Palavras-chave: Lateralidade Infantil
Desenvolvimento motor
Desempenho escolar
Dificuldade de aprendizagem
Data do documento: 2-Abr-2022
Resumo: A lateralidade é entendida como um dos fatores psicomotores que constitui a consciência dos dois lados do corpo, sendo a propensão que o ser humano apresenta em utilizar, preferencialmente, mais um lado do que outro, o levando a dominância em três níveis diferentes: Mão, pé e olho. E para acontecer uma predominância lateral bem estabelecida, vários aspectos devem ser levados em consideração e fatores externos e internos terão grande contribuição e influência, entretanto, esta predominância ocorre por meio de um processo evolutivo que só irá alcançar sua determinação, com segurança, por volta dos seis\seta anos, período este que corresponde com o ingresso dessa criança, de maneira formal, na escola. Portanto, o referido trabalho, caracterizado como uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, objetiva analisar a influência da lateralidade no processo de aprendizagem e desempenho infantil em seus primeiros anos escolares, buscando compreender a efetividade e os fatores que corroboram com a relação lateralidade infantil e desempenho escolar. Utilizou- se para a busca e seleção de trabalhos as seguintes plataformas: O Google Acadêmico, LILACS (Literaturia Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde) e o SciElo (“Scientific Eletronic Library Online), sendo selecionadas 8 produções acadêmicas para análise e discussão. Conclui-se que não existe uma vasta produção acadêmica a respeito dessa temática, da mesma forma em que não encontrou-se tantas pesquisas de campo votadas a analise de dados que buscam compreender e elevar os debates com relação a indispensável contribuição da lateralidade dentro do processo de ensino-aprendizagem das crianças. Muitas crianças apresentam lateralidade cruzada e, dentre estas, muitas também demonstraram algum tipo de dificuldade de aprendizagem, principalmente para testes voltados à leitura e escrita. Outro fator importante de discussão acerca do sentimento que o ambiente social foi feito por destros e para os destros, visto que a maiorias dos objetos, escrita e tantos outros aspectos favorecem e contribuem apenas para o desenvolvimento de pessoas com dominância lateral destra. Por fim, observa-se a necessidade do professor de Educação Física na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental, visto que este será facilitador e mediador no processo de aprendizagem infantil, principalmente por estimular os aspectos motores das crianças, especificamente à lateralidade funcional e a organização espacial.
Descrição: BARROS, Luandra Tamara dos Santos. Análise da influência da lateralidade no processo de aprendizagem e desempenho escolar infantil: Uma revisão bibliográfica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26330
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luandra Tamara dos Santos Barros.pdfPDF - Luandra Tamara dos Santos Barros942.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito158.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.