Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26333
Título: Análise de Algoritmos Preditivos para a quantidade de infecções por Covid-19 utilizando indicadores sociais do IBGE
Autor(es): Medeiros, Gustavo Silva
Palavras-chave: Covid-19
Aprendizado de máquina
Regressão linear múltipla
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Este trabalho traz uma apresentação dos estudos sobre a pandemia de COVID-19 a partir do Aprendizado de Máquina (AM). Para essa pesquisa, dados sobre a doença disponibilizados pelas secretarias de saúde foram estudados e confrontados com indicadores sociais disponibilizados pelo IBGE, permitindo compreender como estes parâmetros estavam relacionados aos números de casos confirmados de COVID-19 nas cidades do Brasil. Para tanto, foi feita uma investigação na literatura sobre a relação entre indicadores sociais e disseminação de doenças, além de um levantamento bibliográfico que permitiu entender a importância da utilização do AM na obtenção e análise de dados relacionados a doenças. Foram analisados quatro algoritmos: Regressão Linear Múltipla (RLM); Multilayer Perceptron (MLP); Árvore de Modelos (M5P) e Árvore de Regressão (REPTree). Para a obtenção dos resultados utilizou-se a ferramenta Weka, que gerou um modelo para cada algoritmo. Após comparar os resultados, constatou-se que o modelo de RLM foi o mais adequado. O modelo também evidenciou que variáveis como população estimada, densidade demográfica, escolarização e IDHM foram significativas para a disseminação da doença.
Descrição: MEDEIROS, Gustavo Silva. Análise de Algoritmos Preditivos para a quantidade de infecções por Covid-19 utilizando indicadores sociais do IBGE. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26333
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Silva MedeirosPDF - Gustavo Silva Medeiros357.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito181.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.